Histórico do Observatório Paraibano Antirracismo

Segundo a idealizadora, co-fundadora e atual coordenadora geral do observatório, Marli Soares, o OPA, apesar de registrado em 2023, é uma organização que nasceu em 2019 concomitante as atividades da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba. Quando um grupo de pessoas se juntam e decidem atuar no enfrentamento ao racismo, em suas diversas faces, já havia o entendimento que não seria algo momentâneo ou apenas do contexto político daquele momento histórico.

Acompanhamento do PLANEPIR

A primeira atuação do Observatório Paraíbano Antirracismo, foi monitorar e acompanhar o Plano da Igualdade Racial. “Quem e para quem estava sendo discutido esse plano?!. “O observatório se mostra necessário para questionar, atuar e contribuir sobre essas questões no PLANEPPIR”, afirma Marli Soares.

Apoio à candidaturas Negras nas Eleições Municipais

Nas eleições municipais de 2020, o Observatório Paraibano Antirracismo assume o compromisso de monitorar, acompanhar e atuar no combate ao racismo no período eleitoral. “Desde então, passamos por todas as instâncias e órgãos, a exemplo da Defensoria do Estado e Ministério Público, para uma construção coletiva, autônoma, democrática e com a participação não só dos movimentos sociais mas, de toda sociedade Pessoense.